Perl Code Sprint

perlcodesprint.png
O Perl Code Sprint é um concurso de programação Perl, em que os participantes devem desenvolver pequenos programas Perl que resolvam os enunciados propostos. A inscrição é gratuita e aberta a toda a comunidade Perl em Portugal (seja ou não sócia da APPP). Além disso, os vencedores terão direito a um prémio bastante interessante. Devem consultar o regulamento, abaixo, para mais detalhes.
Regulamento

Introdução

O Perl Code Sprint é um concurso de programação destinado à comunidade Perl em Portugal. O objectivo do concurso é submeter soluções para vários problemas que vão sendo propostos ao longo do tempo, e em que o participante que for capaz de submeter soluções mais rapidamente será declarado vencedor.

Neste documento encontram-se as regras que irão reger o concurso.

1. Participantes

1.1. Elegibilidade

Qualquer membro da comunidade Perl em Portugal pode participar no concurso.

1.2. Custo

A participação no concurso é gratuita.

1.3. Processo de Inscrição

As inscrições devem ser efectuadas via formulário no fundo desta página, ou enviando um e-mail para o endereço codesprint em perl.pt.

Este e-mail deve incluir:
  • nome completo;
  • nome de utilizador para registar no sistema de submissão automático;
  • endereço de correio electrónico para usar durante todo o concurso;
  • número de contribuinte (apenas para os sócios da APPP);
Só é permitida uma inscrição por pessoa.

2. Datas

  • As inscrições terminam no dia 30 de Abril 7 de Maio de 2012.
  • Cada um dos enunciados será disponibilizado num dia diferente, a partir das 19h00 21h00. Os dias de competição são 15, 17, 22, 24, 29 e 31 de Maio.
  • Os resultados serão disponibilizados até ao dia 15 de Junho de 2012.

3. Prémios

Vão existir duas tabelas classificativas distintas, uma com os participantes que são sócios da APPP de pleno direito, e outra com os restantes participantes.

3.1. Sócios  APPP

Os prémios do concurso para a tabela classificativa dos sócios da APPP de pleno direito são os seguintes:
  • 1º Prémio: uma viagem a Frankfurt durante a semana da YAPC::EU 2012, e inscrição na conferência.
  • 2º Prémio: uma viagem a Frankfurt durante a semana da YAPC::EU 2012, e inscrição na conferência.
  • 3º Prémio: inscrição gratuita numa formação da PtPW 2012

3.2. Não Sócios APPP

Os prémios do concurso para a tabela classificativa dos restantes participantes são os seguintes:
  • 1º Prémio: inscrição na APPP, incluindo um ano de cotas + inscrição gratuita numa formação da PtPW 2012.
  • 2º Prémio: inscrição na APPP, incluindo um ano de cotas.
  • 3º Prémio: inscrição na APPP, incluindo um ano de cotas.
4. Regras

As regras para o concurso são as seguintes:
  1. Os problemas são lançados no sistema automático de gestão de torneios nos dias estipulados na secção 2.
  2. O sistema de avaliação, amavelmente cedido pelo Departamento de Informática da Universidade do Minho está disponível em http://mooshak.di.uminho.pt.
  3. Estão programadas 6 (seis) propostas de problemas.
  4. O tempo de resolução usado para cálculo das tabelas classificativas começa a ser contabilizado quando o problema é lançado, e termina quando o participante submete uma solução que resolva com sucesso todos os casos de teste previstos pelo sistema de submissões.
  5. Apenas os quatro melhores tempos de cada participante serão utilizados para o cálculo da classificação final.
  6. A tabela classificativa será calculada com base no somatório dos quatro melhores tempos para cada participante, e será ordenada por ordem crescente, portanto para uma dada tabela classificativa será declarado vencedor o participante que tenha obtido menor tempo no somatório dos seus quatro melhores tempos para a resolução dos seis problemas propostos.
  7. Para ser elegível, o participante tem de ter submetido pelo menos a solução para quatro problemas (ou seja, é possível não submeter respostas em dois dos problemas, e mesmo assim ser elegível.
  8. Todas as soluções submetidas para cada um dos problemas devem ser submetidas via o sistema automático de gestão do concurso, não serão aceites submissões por outras vias.
  9. Todas as submissões devem ser escritas em Perl e devem apenas usar os módulos que são acompanhados pela distribuição (5.14.2). A lista de módulos incluídos na distribuição oficial está disponível online (http://perldoc.perl.org/index-modules-A.html).
  10. Será desclassificada qualquer submissão que inclua código copiado de outros módulos.
  11. O sistema automático de gestão do torneio testa a solução submetida com uma série de exemplos escritos previamente, iguais para todos os participantes. O teste automático das soluções é que valida a solução submetida. Soluções que não sejam validadas por esta via não serão aceites.

A organização do concurso reserva-se no direito de alterar ou actualizar as regras até à data do evento, bem como o de rejeitar ou banir utilizadores que agirem de má fé.


Agradecimentos
A organização do Perl Code Sprint agradece ao Departamento de Informática pela cedência da máquina em que será executado o Mooshak, ao José Paulo Leal pela ajuda na configuração e adaptação do Mooshak para este tipo de concurso, ao Nuno Carvalho, José João Almeida, Rui Mendes e Alberto Simões pela preparação dos enunciados, e ao Luís "housah" Fernandes pelo desenho do logótipo. A todos, o nosso muito obrigado.

6 Commentários

Qual a viabilidade do começo ser mais tarde ? É que começar às 19h00 não deverá ser fácil para quem trabalha, podiam começar tipo 21h00 ou 22h00 ?
Eu votava nas 22h00, assim todos tinha-mos tempo para os afazeres diários (filhos)...19h00 é um bocado cedo demais.
Obrigado pela atenção.

21h00 okay 4 me.

21h00 tb server para mim.

Deixe um comentário