Perl 5.14.0 Disponível

2011-05-15, por Alberto Simões ambs@cpan.org

cpan.jpgDepois de três release candidates eis que a versão oficial do Perl 5.14.0 está disponível. Podem ir buscar o código fonte ao cpan, tentar a vossa sorte com o perlbrew, ou aguardarem que seja disponibilizado no vosso formato de pacote predilecto.

Num post anterior já foram listadas algumas das novidades, mas gostava de realçar as que mais me agradaram:

  • A base de dados Unicode foi actualizada para a versão 6.0, juntamente com correcções nas funcionalidades referentes a Unicode;
  • As substituições passam a suportar uma nova flag, denominada /r que permite realizar uma substituição a uma string, sem que esta seja alterada (mas o novo valor retornado). É especialmente útil para quem gosta de fazer substituições numa construção map.
  • É possível usar chavetas para definir o contexto de um pacote, com package Foo { ... }, o que aproxima a sintaxe a outras linguagens, como Java ou C#.

Infelizmente a alteração que mais me agradou é experimental: todas as funções built-in que suportava arrays ou hashes, passam a suportar também referências para arrays ou hashes. Para quem usava push @$array, $val pode passar a utilizar directamente push $array, $val.

Enhanced by Zemanta