Perl Code Sprint 2012 - Mais Detalhes

2012-04-06, por Alberto Simões ambs@cpan.org

Thumbnail image for perlcodesprint.png

Neste momento temos 5 inscritos para o PCS, secção de sócios, e 8 na secção de não sócios (13 no total). Estamos a contar com bastantes mais interessados, mas acreditamos que sejam necessários mais detalhes para vos aguçar o interesse.

Uma das questões que nos colocaram foi qual o tempo envolvido na resolução de cada um dos exercícios. É claro que não podemos aferir esse valor corretamente, já que depende de um conjunto de fatores, como a eficiência em escrever código Perl ou a rapidez com que possam interpretar corretamente o enunciado. Em média, a nossa estimativa é que não tome mais de 30 minutos para qualquer um dos exercícios (sendo que alguns poderão ser resolvidos em pouco mais que 5 ou 10 minutos).

Para ajudar a cativar o interesse, transcrevemos aqui o exercício de teste, que cada participante, assim que receber o respetivo utilizador e palavra-chave (ainda estamos em atraso nesse processo) deve tentar resolver, para compreender o funcionamento do Mooshak, a plataforma de avaliação automática de soluções:

Construir um programa que receber como argumento um ficheiro que contém uma lista de palavras, uma por linha, e calcule o número de letras em cada palavra. O resultado deve ser impresso no seguinte formato:

<palavra>: <número de letras>



Um exemplo de um ficheiro chamado palavras.txt com palavras pode ser:

anda
nada
rolha


A execução deve obter:

  $ programa palavras.txt
  anda: 4
  nada: 4
  rolha: 5


Simples, não vos parece?

Enhanced by Zemanta