O teu próprio mirror do CPAN
2011-02-16, por Alberto Simões ambs@cpan.org
É verdade que cada vez mais estamos dependentes do acesso à Internet. Temos nos telemóveis, portáteis, máquinas fotográficas. Só falta mesmo o acesso ao micro-ondas e ao frigorífico em qualquer sítio do mundo.
Em todo o caso há situações em que não se terá ligação à rede, ou então em que esta será bastante rudimentar ou cara. Nestes casos temos um ataque de nervos se precisarmos de instalar um módulo
Perl. E esse ataque de nervos será tanto maior quanto o número de dependências que esse módulo possa vir a necessitar.
É certo que o tamanho de um mirror completo do
CPAN não é assim tão grande. Mas quem é que quer gastar mais de 30 GB de disco num mirror se pode usar esse espaço para coisas bem mais interessantes?
Em todo o caso existe um módulo, chamado
CPAN::Mini que permite a construção de um mirror local apenas com a versão mais recente de cada módulo (e não todas as versões que cada autor disponibiliza no CPAN). A instalação e configuração deste CPAN::Mini é simples.
- começar por instalar o módulo com, por exemplo cpan CPAN::Mini (como administrador/root)
- na vossa home, criem um ficheiro denominado .minicpanrc e coloquem-lhe o seguinte conteúdo:
local: /home/vossouser/CPAN
remote: http://cpan.perl.pt/
- é claro que podem alterar a primeira linha para o sítio onde querem o vosso mirror particular, e a segunda linha para o sítio de onde querem que o mirror seja feito.
- executem o comando minicpan. Nesta altura é boa ideia que tenham uma ligação à rede com alguma largura de banda, para que não demore muito o processo de fazer download a cerca de 1.5 GB.
Agora para usar este mirror, basta reconfigurar o vosso comando
cpan para que use como mirror do cpan o URL file:///home/vossouser/CPAN. Num futuro post poderemos ver quais as opções disponíveis para configurar o cpan, ou que diferentes comandos temos para podermos instalar módulos Perl.